Banda, orquestra, grupo, combo, sexteto, charanga… Com certeza você já ouviu diferentes nomes e termos referentes às agrupações musicais de salsa e música caribenha. Neste artigo vamos entender um pouco a diferença entre eles, as possíveis formações para esses grupos musicais e e quais os instrumentos principais que as compõem.

Basicamente, uma banda de música latina (como a maioria das agrupações musicais em geral, é composta de três seções básicas de instrumentos, correspondentes às três seções que compões uma música:

– Instrumentos de percussão (responsáveis por marcar o ritmo);
– Instrumentos de harmonia (responsáveis pela “base” da melodia e acompanhamento)
– Instrumentos de melodia (responsáveis pela melodia principal da música);

Hoje em dia, os instrumentos mais comuns utilizados numa banda de salsa e música caribenha, em qualquer lugar no mundo são:

Percussão: congas, timbales, maracas, clave, bongo, guiro e campana.
Harmonia: piano e baixo
Melodia: seção de metais (trumpete, trombone e saxofone), além de cantor e vocais (muitas vezes executados pelos próprios instrumentistas).

Mas temos, desde a criação das primeiras agrupações musicais, no Caribe, diversos tipos de formações que diferem entre si na composição e quantidade dos instrumentos. São elas:

CHARANGA
Tornou-se extremamente popular nos anos 50, por causa da suavidade do seu som, quando a seção de “metais” foi substituída por violinos e flauta.
Na Colômbia, uma variação chamada de “Vallenata” também inclui o acordeón.

      Percussão: timbales, güiro, congas.
      Harmonia: piano, contrabaixo.
      Melodia: violinos, flauta.

COMBO
Versão cubana dos combos de jazz norte-americanos.

      Percussão: kit de percussão, congas, timbales
      Harmonia: piano, baixo.
      Melodia: saxofone, trumpete, violão.

COMPARSA
Originada dos agrupamentos de escravos que ‘marchavam’ (desfilavam) na cidade em ocasiões especiais, usada atualmente pelos grupos de carnaval, com o acréscimo de outros instrumemntos de percussão.

      Percussão: congas, bombo, panelas, campana.
      Melodia: trumpetes, cornetas.

CONJUNTO

Mais conhecido e popular sucessor dos chamados “son groups”, ou grupos de son. Surgido nas cidades, possivelmente derivado dos septetos.

      Percussão: conga, bongô, güiro, maracas, clave.
      Harmonia: piano, tres, baixo.
      Melodia: seção de metais, com tres ou quatro instrumentos, nomalmente trumpetes, trombone e sax.

GRUPO
Modernas combinações que não e encaixam em nenhuma categoria particular tradicional.

      Percussão: congas, timbales, bongó, campana, maracas, clave.
      Harmonia: piano, baixo.
      Melodia: metais, instruentos de cordas, ou de sopro (madeira).

GRUPO DE GUAGUANCÓ
Instrumentaçaõ para grupos tradicionais de rumba (música afrocubana de origem ritual que se tornou manifestação social).

      Percussão: congas, cajón, palitos, cucharas, clave, tambor
      Hamonia: botíja (jarros de cerâmica usados para percussão, mas que também possuiam diferentes sons).
      Melodia: violão ou tres.

ORQUESTRA TÍPICA (tb chamada apenas “típica”)
Antigo tipo de orquestra usada para interpretar a cahamda “contradanza criolla”, antecessora do son.

      Percussão: güiro, timpani (substituído depois pelos timbales).
      Harmonia e melodia: metais, instrumentos de cordas, ou de sopro (madeira).

SEPTETO
Mesma formaço do sexteto, acrescida de um trumpete, criada pelo “Septeto Nacional” em cuba, no final dos anos 20.

      Percussão: bongó, maracas, clave.
      Harmonia: contrabass.
      Melodia: violão, tres, trumpete.

SEXTETO
Instrumentação fundada em cuba pelo “Sexteto Habanero” no início dos anos 20.

      Percussão: bongo, maracas, clave.
      Harmonia: contrabaixo.
      Melodia: violão, tres.

GRUPOS DE SON
Na forma original os grupos eram apenas constituídos de vocais acompanhados por violão e tres (instrumento típico cubano, um violão com tres pares de cordas duplas). Outros instrumentos foram adicionados depois.

      Percussão: bongó, maracas, güiro e clave.
      Harmonia: marimbula (instrumento africano, espécie de “piano de polegar”) e botíja (jarros de cerâmica usados para percussão, mas que também possuia diferentes sons).
      Melodia: violão, tres, e mais tarde, trumpete.

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