Banda, orquestra, grupo, combo, sexteto, charanga… Com certeza você já ouviu diferentes nomes e termos referentes às agrupações musicais de salsa e música caribenha. Neste artigo vamos entender um pouco a diferença entre eles, as possíveis formações para esses grupos musicais e e quais os instrumentos principais que as compõem.
Basicamente, uma banda de música latina (como a maioria das agrupações musicais em geral, é composta de três seções básicas de instrumentos, correspondentes às três seções que compões uma música:
– Instrumentos de percussão (responsáveis por marcar o ritmo);
– Instrumentos de harmonia (responsáveis pela “base” da melodia e acompanhamento)
– Instrumentos de melodia (responsáveis pela melodia principal da música);
Hoje em dia, os instrumentos mais comuns utilizados numa banda de salsa e música caribenha, em qualquer lugar no mundo são:
Percussão: congas, timbales, maracas, clave, bongo, guiro e campana.
Harmonia: piano e baixo
Melodia: seção de metais (trumpete, trombone e saxofone), além de cantor e vocais (muitas vezes executados pelos próprios instrumentistas).
Mas temos, desde a criação das primeiras agrupações musicais, no Caribe, diversos tipos de formações que diferem entre si na composição e quantidade dos instrumentos. São elas:
CHARANGA
Tornou-se extremamente popular nos anos 50, por causa da suavidade do seu som, quando a seção de “metais” foi substituída por violinos e flauta.
Na Colômbia, uma variação chamada de “Vallenata” também inclui o acordeón.
Percussão: timbales, güiro, congas.
Harmonia: piano, contrabaixo.
Melodia: violinos, flauta.
COMBO
Versão cubana dos combos de jazz norte-americanos.
Percussão: kit de percussão, congas, timbales
Harmonia: piano, baixo.
Melodia: saxofone, trumpete, violão.
COMPARSA
Originada dos agrupamentos de escravos que ‘marchavam’ (desfilavam) na cidade em ocasiões especiais, usada atualmente pelos grupos de carnaval, com o acréscimo de outros instrumemntos de percussão.
Percussão: congas, bombo, panelas, campana.
Melodia: trumpetes, cornetas.
CONJUNTO
Mais conhecido e popular sucessor dos chamados “son groups”, ou grupos de son. Surgido nas cidades, possivelmente derivado dos septetos.
Percussão: conga, bongô, güiro, maracas, clave.
Harmonia: piano, tres, baixo.
Melodia: seção de metais, com tres ou quatro instrumentos, nomalmente trumpetes, trombone e sax.
GRUPO
Modernas combinações que não e encaixam em nenhuma categoria particular tradicional.
Percussão: congas, timbales, bongó, campana, maracas, clave.
Harmonia: piano, baixo.
Melodia: metais, instruentos de cordas, ou de sopro (madeira).
GRUPO DE GUAGUANCÓ
Instrumentaçaõ para grupos tradicionais de rumba (música afrocubana de origem ritual que se tornou manifestação social).
Percussão: congas, cajón, palitos, cucharas, clave, tambor
Hamonia: botíja (jarros de cerâmica usados para percussão, mas que também possuiam diferentes sons).
Melodia: violão ou tres.
ORQUESTRA TÍPICA (tb chamada apenas “típica”)
Antigo tipo de orquestra usada para interpretar a cahamda “contradanza criolla”, antecessora do son.
Percussão: güiro, timpani (substituído depois pelos timbales).
Harmonia e melodia: metais, instrumentos de cordas, ou de sopro (madeira).
SEPTETO
Mesma formaço do sexteto, acrescida de um trumpete, criada pelo “Septeto Nacional” em cuba, no final dos anos 20.
Percussão: bongó, maracas, clave.
Harmonia: contrabass.
Melodia: violão, tres, trumpete.
SEXTETO
Instrumentação fundada em cuba pelo “Sexteto Habanero” no início dos anos 20.
Percussão: bongo, maracas, clave.
Harmonia: contrabaixo.
Melodia: violão, tres.
GRUPOS DE SON
Na forma original os grupos eram apenas constituídos de vocais acompanhados por violão e tres (instrumento típico cubano, um violão com tres pares de cordas duplas). Outros instrumentos foram adicionados depois.
Percussão: bongó, maracas, güiro e clave.
Harmonia: marimbula (instrumento africano, espécie de “piano de polegar”) e botíja (jarros de cerâmica usados para percussão, mas que também possuia diferentes sons).
Melodia: violão, tres, e mais tarde, trumpete.